Wednesday, October 31, 2007
Hipocrisia do Reino Unido
Por outro lado recebem no seu país com grande aparato o rei Abdullah da Arábia Saudita, também ele acusado de violação dos direitos humanos. Também não se importam de manter relações diplomáticas com o presidente Bush que desobedeceu á ONU, é responsável pela morte de pelo menos 28 957 inocentes, justificadas por razões muito duvidosas, negou-se a ratificar o Protocolo de Quioto, quando o seu país é o principal responsável pelo problema que este protocolo pretende resolver. Mas isto não é de estranhar, uma vez que a Arábia Saudita é o principal aliado muçulmano dos E.U.A. Afinal a Inglaterra não se importa assim tanto como isso de se relacionar com violadores dos direitos humanos, ou será que se importa apenas quando estes não têm qualquer interesse económico.Se calhar esta questão não é tão politica como económica e até fica bem a um país assumir uma postura anti violação dos direitos humanos, mas quando esta postura se perde em certos casos, perde-se a razão e a coerência.
Não me parece que a melhor maneira de assumir uma postura anti violação dos direitos humanos seja o corte de relações diplomáticas com os líderes do país violador, assim não resolvemos o problema e demonstramos desinteresse na melhoria da situação. Se um dos objectivos desta cimeira UE – Africa é resolver os problemas dos países africanos e melhorar as relações entre os dois continentes, a exclusão de um país que tem um problema político parece-me ser um mau principio.
Tuesday, October 23, 2007
As Polémicas declarações de James Watson
Os primeiros seres humanos apareceram em Africa e depois foram-se espalhando para o resto do mundo, mudando assim a sua estrutura física, de maneira a adaptarem-se ás situações geográficas dos locais onde se foram instalando. Esta adaptação exigiu também o desenvolvimento de novas habilidades de forma a permitir a sobrevivência nestes novos habitats onde o ser humano se foi estabelecendo. Assim se foi verificando que fora de Africa começaram a aparecer civilizações com sistemas políticos, habitações e sistemas de aproveitamento da natureza para sobrevivência, coisa que em Africa não aconteceu, com excepção da civilização egípcia, talvez por falta de necessidade, talvez por desinteresse nessa evolução tecnológica e politica.
O que me parece claro é que os povos africanos nunca tiveram especial interesse por esses avanços das sociedades ocidentais, sendo muito mais ligados á terra e aos sentimentos. Talvez por isso nunca desenvolveram o Cérbero de forma a estar apto para a politica, ciência ou outras áreas do conhecimento ocidental, desenvolvendo-o mais na criação e interpretação musical, na dança, no desporto e até na representação, áreas que provavelmente sempre lhes pareceram mais interessantes. Porém não nos podemos esquecer que na politica temos excelentes exemplos de descendentes africanos como Martin Luther King, conhecido por aquele que foi considerado o melhor discurso de sempre, Kofi Annan e Nelson Mandela. O problema político de Africa penso que tem haver com a tentativa de importar um modelo ocidental para uma população que não tem qualquer tipo de tradição nesses tipos de regimes. Penso que os negros não são mais nem menos inteligentes que os brancos, apenas têm aptidões diferentes.
Questionar a lucidez
Monday, October 22, 2007
Excertos de um entrevista do DN a José Eduardo Agualusa
"As situações mais inverosímeis provavelmente são verdadeiras porque ninguém as consegue imaginar a não ser a vida. Só a vida consegue imaginar situações totalmente inverosímeis. Há uma história sobre um músico importante em Moçambique, nos anos 70. Entrevistei-o. Ele contou que foi ao oftalmologista porque estava a ver mal e que o oftalmologista lhe disse: "É inacreditável o senhor queixar-se de vista cansada sendo cego." Depois disso encontrei uma filha dele em Angola e disse-lhe que tinha conhecido o pai e o tinha entrevistado. Ela disse-me: "Ele deve ter contado muitas mentiras." Respondi-lhe que achava que sim, falei-lhe da história de ver mal e ter descoberto que é cego. Ela disse: "Não, isso é verdade."
…
O que me preocupa é tentar discutir a existência ou não de uma identidade comum aos países onde se fala a língua portuguesa. Falamos de 200 milhões de pessoas e cada pessoa é um caso. É óbvio que estou mais perto do Rubem Fonseca do que ele está de um índio do interior da Amazónia que não fala português ou do que eu estou de um angolano do sul de Angola, criador de gado, que também não fala a língua portuguesa. Não são as fronteiras que definem as identidades e a língua tem muita importância. Muito mais do que as fronteiras. O que é concreto é a língua. As fronteiras são invenções artificiais."
Wednesday, October 17, 2007
Uma criação energética da fé
http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/fatimaontemhoje/index.html
-Entretanto sugiro que vejam este slideshow que mostra imagens de Fátima hoje em dia e no passado, senti uma certa misticidade nas fotografias mais antigas, não sei bem porquê.
Tuesday, October 16, 2007
A verdade sobre o aquecimento global
Recentemente publiquei neste espaço um texto chamado "A tanga do efeito de estufa" que consistia numa ironia sobre a questão do aquecimento global (ler). Aqui é referida uma organização que defende que o aquecimento global não é causado pelo ser humano, que é apenas uma fase natural, pois a terra tem tendência a passar por diferentes períodos térmicos e não é a primeira vez que passamos por um sobreaquecimento. Até aqui tudo bem mas a verdade é que nunca antes se registou na terra um aquecimento tão excepcionalmente elevado, nem consequências tão graves. O post que referi atrás foi escrito com base numa reportagem que li num semanário de referência português. Aqui punha-se em causa a existência do aquecimento global, questão que me foi totalmente esclarecida pelo filme An Inconvenient truth de Al Gore. O Aquecimento global existe e é causado pelos gases lançados pelo homem para a atmosfera. Isto a mim não me preocupava muito até ter tido noção, através deste filme, que este problema não é de um futuro longínquo mas sim um problema do presente e de um futuro muito próximo.
Lista de dados científicos preocupantes sobre o aquecimento global:
-O número de furacões de categoria 4 e 5 quase que duplicou nos últimos 30 anos
-A malária tem-se espalhado para altitudes acima dos 7000 pés como os Andes da Colômbia
-Pelo menos 279 espécies de plantas e animais já começaram a responder ao aquecimento global, movendo-se para a proximidade dos pólos
-Mortes causadas pelo aquecimento global vão duplicar em apenas 25 anos, atingindo o número de 300,000 pessoas por ano
-Ondas de calor, secas e fogos vão ser cada vez mais frequentes
Al Gore Ganhou recentemente o prémio Nobel da paz e de facto o seu trabalho é notável, uma vez que através do seu filme, livros e palestras está a aumentar a consciência mundial para este grave problema e assim contribuindo para se atingir a sua resolução.
Ver:
An Inconvenient truth - http://www.climatecrisis.net/
Sunday, October 14, 2007
O meu nome é Bruno e eu digo piaçaba
Friday, October 12, 2007
Jardinagem
Monday, October 08, 2007
Prioridades políticas
Wednesday, October 03, 2007
La radiolina
Penso que nunca tinha falado de Manu Chao neste blog, pelo menos até há uma semana atrás acho que ainda não o tinha feito. É simplesmente aquele que eu considero o artista mais completo da cena musical actual. A sua música é um cozinhado com especiarias de todos os cantos do mundo, com um sabor acentuado a Reggae, rock e música latina. Para além da sua qualidade musical, é um artista com consciência social que participa em variadas manifestações onde defende as suas causas. Depois de ter sido vocalista da mítica banda de punk rock latino Mano Negra, Manu Chao apareceu a solo com um projecto muito próprio, que viria a impulsionar todo um novo estilo musical e toda uma nova estética que tem hoje em dia vários seguidores.
Depois dos brilhantes álbuns Clandestino, Esperanza, Radio Bemba Sound System e Sibérie m'était contée o artista lança, após seis anos o seu mais recente álbum La Radiolina. Apesar do tempo de ausência, o artista não perdeu qualidades e este álbum é prova disso mesmo, Manu Chao mantém o seu estilo mas aposta também num estilo mais rock que faz lembrar a sua fase Mano negra. Os samplers habituais dos seus últimos álbuns, neste já não estão presentes, tornando assim o som mais limpo e menos confuso. La radiolina tem músicas excelentes, sendo difícil dizer quais as melhores músicas, todo o álbum é uma obra-prima.
Deixo-vos aqui dois links, O primeiro é para um artigo do Telegraph que dá 10 razões pertinentes para considerar Manu Chao a estrela Pop mais importante do mundo, o segundo é para o teledisco do primeiro single de La Radiolina, o "Rainin in paradize", que é verdadeiramente delicioso. Existe um clip desta música realizado por Emir kusturica, que também é muito bom, mas gostei mais deste…já agora também deixo aqui o link para esse.
http://manuchao.net/news/telegraph_co_uk/index.php - 10 reasons why Manu Chao is the most important global star
http://youtube.com/watch?v=XvaOgaqEBMQ -Rainin in Paradize
http://youtube.com/watch?v=TrJGQBxKmgE -Rainin in parzadize –Emir Kusturika
Monday, October 01, 2007
Chamada para a PizzAmor
- Boa noite, Maria. Eu quero encomendar uma pizza...
- Sim senhor. E que pizza deseja ?
- Não sei... Estou indeciso e estava a contar que me ajudasse...
- Bem... E qual é a sua indecisão ?
- Olhando para o vosso menú, vejo algumas opções interessantes. Saltam-me à vista a Pizza Paixão, a Pizza Relação Duradoura e a Pizza One Night Stand... Em que é que diferem ?
- A Paixão leva uns lindos olhos, um corpo catita, algum picante. É intensa, mas de duração curta... A Pizza Relação Duradoura tem como ingredientes confiança, respeito mútuo, amor próprio, idas ao cinema e extra dedicação. Pode também incluir alguns dos ingredientes da Paixão, não é tão intensa mas o sabor prolonga-se por mais tempo. A One Night Stand é uma pizza simples: leva basicamente alcoól e alguma disponibilidade... Se quiser, esta pode também incluir um SMS ou dois.
- Não tem a Simbiose Natural ?
- Lamento, mas os ingredientes dessa pizza são raríssimos e só a confeccionamos muito esporadicamente... de momento, encontra-se indisponivel...
- Hmm, estou a ver... De repente, apeteceu-me uma Salada de Carinho.. Se entretanto mudar de ideias, ligo de novo, está bem ? Obrigado !
- Ora essa, obrigado nós. Disponha sempre !"