.comment-link {margin-left:.6em;}

Tuesday, October 16, 2007

 

A verdade sobre o aquecimento global


Recentemente publiquei neste espaço um texto chamado "A tanga do efeito de estufa" que consistia numa ironia sobre a questão do aquecimento global (ler). Aqui é referida uma organização que defende que o aquecimento global não é causado pelo ser humano, que é apenas uma fase natural, pois a terra tem tendência a passar por diferentes períodos térmicos e não é a primeira vez que passamos por um sobreaquecimento. Até aqui tudo bem mas a verdade é que nunca antes se registou na terra um aquecimento tão excepcionalmente elevado, nem consequências tão graves. O post que referi atrás foi escrito com base numa reportagem que li num semanário de referência português. Aqui punha-se em causa a existência do aquecimento global, questão que me foi totalmente esclarecida pelo filme An Inconvenient truth de Al Gore. O Aquecimento global existe e é causado pelos gases lançados pelo homem para a atmosfera. Isto a mim não me preocupava muito até ter tido noção, através deste filme, que este problema não é de um futuro longínquo mas sim um problema do presente e de um futuro muito próximo.



Lista de dados científicos preocupantes sobre o aquecimento global:
-O número de furacões de categoria 4 e 5 quase que duplicou nos últimos 30 anos
-A malária tem-se espalhado para altitudes acima dos 7000 pés como os Andes da Colômbia
-Pelo menos 279 espécies de plantas e animais já começaram a responder ao aquecimento global, movendo-se para a proximidade dos pólos
-Mortes causadas pelo aquecimento global vão duplicar em apenas 25 anos, atingindo o número de 300,000 pessoas por ano
-Ondas de calor, secas e fogos vão ser cada vez mais frequentes

Al Gore Ganhou recentemente o prémio Nobel da paz e de facto o seu trabalho é notável, uma vez que através do seu filme, livros e palestras está a aumentar a consciência mundial para este grave problema e assim contribuindo para se atingir a sua resolução.



Ver:



An Inconvenient truth - http://www.climatecrisis.net/

Comments:
ya man! mas lamento dizer que o Al gore! esteve no poder na hora certa para pararem com o aquecimento global por isso tenho muita pena que só se lembrem de fazer estes documentários e falarem do aquecimento global agora quando o mal já está acelerado e não se consegue parar, ora quando é que abrimos a pestana?? já andavam movimentos ecologistas, artistas de rua e movimentos anti- globalização a falar disso e são rebentados com cargas policias e bla bla:
Tenho a dizer que ainda não vi o filme do Al mas já sei como é que é. Já tenho consciência disso há muito tempo. Basta lembrarmos que os estados unidos possuem bases de armas nucleares e sabendo que as mesmas são potencias poluidores e mortais isso para além do dióxido de carbono libertado nos EUA, os foguetões também laçam quantidades enormes de poluentes e são lançados no mar ou junto de zonas marítimas para a refrigeração, sorry eu não vou por essa parte vou de acordo com a minha consciência.
 
De qualquer maneira, acho que não podemos deixar de valorizar o contributo de Al Gore. Este senhor tem dedicado a sua vida ultimamente a explicar ao mundo dados reais com base cientifica que demonstram o mal que estamos a fazer ao mundo, as consequencias desastrosas que isso está a ter e as consequecias ainda mais desastrosas que que poderá vir a ter se não tomarmos as medidas certas agoras. Nunca tanto se falou desta questão como agora e muito graças a Al Gore, a melhor maneira de lutar contra este problema é tomando as medidas certas e sensibilizando as pessoas para a situação, levando-as assim a tomar atitudes benéficas. A mudança que tem que haver não pode ser só de alguns mas sim de todos, assim como não conseguimos manter uma casa arrumada e limpa se os outros habitantes da casa não contribuirem para isso, não conseguimos salvar a nossa casamundo se não formos todos a contribuir para isso. Acho que não deves associar o Al Gore com os Americanos, uma vez que ele tem sido das figuras públicas que mais critica os E.U.A, as suas politicas ambientais, e o seu contributo excessivo para o aquecimento global
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?