.comment-link {margin-left:.6em;}

Thursday, December 27, 2007

 

O sentido do natal


Passou mais um natal, a altura do ano em que todos deviam celebrar o nascimento de Cristo e tudo o que este senhor significou. Sinceramente não me lembro de Jesus ter dito: "gastem tudo o que poderem e entreguem-se ao consumismo desenfreado". Tenho ideia que foi mais uma mensagem de desvalorização dos bens materiais e valorização dos bens espirituais.Mas as pessoas hoje em dia preferem encarar as coisas de uma maneira mais superficial e aquilo que deveria ter um valor sentimental passa a ter um valor mais físico e o que conta são as aparências. Quando era novo fui à catequese, fiz a primeira comunhão e agradava-me o que aprendia sobre a vida de Jesus. Devido à ausência de religiosidade por parte dos meus pais, não ia à missa todos os domingos e nunca pensei que isso fosse grave. Um dia fui-me confessar e confessei ao padre que não ia à missa aos domingos, o que levou o senhor a dar-me umas valentes cabeçadas que deixaram a criança que havia em mim aterrorizada. A partir daí nunca mais me confessei e deixei de ligar à igreja católica, comecei a ter noção da história da igreja, dos seus podres e de como as aparências são muitas vezes a coisa mais importante para os católicos praticantes. Deixei-me de catolicismos, percebi que podia manter a minha fé cristã sem ter que ir à missa. Talvez perdesse a aparência de cristão que os católicos tanto prezam e que os leva a ir a uma missa e a comprar presentes no natal mas ao menos não me esqueço o que significa Jesus e a sua mensagem.
Espero que tenham tido um óptimo natal e que tenham umas óptimas entradas

Comments:
Eu tenho uma história diferente - e igual, em muitas coisas - os meus pais não me baptizaram, embora tivessem sido católicos praticantes isso já lá ia há um tempo e deixaram a escolha comigo. Ambos andámos na mesma escola e ambos vivemos no mesmo meio, e como sabes também tenho a mesma percepção que tu, uma grande parte das pessoas vai à missa pelos motivos mais diversos, por todos menos pelo mais simples. E isso durante anos afastou-me da igreja e fez-me achar preferivel levar a minha religiosidade sozinho, cheguei mesmo a ganhar quase medo, quase aversão à missa do domingo.
Porém há pouco tempo decidi voltar a experimentar a missa, por um acaso ou uma premeditação está um padre excepcional na paróquia de sto. antónio no estoril, como já deves de certeza ter ouvido falar pela tua prima.
Escrevo-te isto a meio de um momento importante para mim, parece-me que no meio de um turbilhão confuso de ideias e caminhos cruzados talvez tenha encontrado alguma luz (pessoal). Cada um tem o seu caminho e sei que és uma pessoa pura e de ideais cristãos, só gostava de partilhar contigo que me fez bem parar de vez em quando na igreja, entrar, rezar, falar um pouco só.
Claro, se aceitares o convite, um destes domingos vamos lá à missa os dois, se olharmos para isso vamos ver todo o evento social que aquilo é, mas se por outro lado optarmos antes por ouvir algumas passagens da bíblia, ouvir o padre, reflectir e rezar, talvez a experiência seja inesperadamente boa.
 
Compreendo e sinto uma certa cumplicidade por qualquer pessoa que se dedice á sua espiritualidade. Relativamente ao convite, claro que aceitarei, todas as esperiências são boas, tudo é aprendizagem :)
 
Muito bem :) então pq não já este domingo? Quiçá seguido de um copo, já nao te vejo há muito tempo
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?