.comment-link {margin-left:.6em;}

Thursday, December 20, 2007

 

Arte fotográfica denuncia realidades

"Pelo oitavo ano consecutivo, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para as Crianças) alemã escolheu as melhores fotos do ano entre um total de 142 nomeações de 31 países. Este prémio tem como objectivo premiar os fotógrafos que melhor conseguiram captar as condições de vida de crianças em todo o mundo."

Casamento precoce no Afeganistão







"1º prémio - Em todo o mundo, mais de 60 milhões de mulheres entre os 20 e os 24 anos de idade casaram-se antes dos 18 anos. A fotógrafa alemã Stephanie Sinclair fotografou a cerimónia de casamento entre Ghulam, 11 anos, e Mohammed, de 40. "O que estás a sentir hoje" perguntou Sinclair a Ghulam. "Nada", respondeu a rapriga, segundo o comunicado da Unicef. "Eu não conheço este homem. O que é que eu deveria sentir?" "

Trabalho infantil no Bangladesh






"2º prémio - Segundo a Unicef cerca de 4.7 milhões de crianças com idades entre os cinco e os 14 anos desempenham algum tipo de trabalho no Bangladesh. Mal pagas e muitas vezes mal tratadas, estas crianças desempenham tarefas que ultrapassam em muito as suas capacidades físicas. Na foto, um rapaz de 12 anos mostra orgulhoso a sua força e habilidade para a câmara de GMB Akash"


Pobreza nas Filipinas




"3º prémio - Annalyn está feliz e contente no dia do seu 9º aniversário porque encontrou um sofá vermelho onde pular e saltar. Annalyn é uma criança subnutrida e por isso demasiado magrinha e franzina para a sua idade. O alemão Hartmut Schwarzbach fotografou-a perto do sítio onde ela vive com o resto da sua família: no campo dos carvoeiros da gigantesca lixeira nos arredores de Manila conhecida pelo nome "Aroma Smokey Mountain". Os dias de Annalyn são passados a recolher madeira entre o lixo para transformar em carvão. Não vai à escola."


Texto: Público.pt - http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain2%2Easp%3Fdt%3D20071219%26page%3D7%26c%3DC


Fotos - http://jornalolhodeaguia.blogspot.com/

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?