Friday, December 22, 2006
BOM NATAL A TODOS
Sendo cristão, esta época significa muito para mim. Foi nesta altura do ano que Jesus nasceu, não se sabe bem em que dia e foi também nesta altura que eu nasci, acho que por essas duas razões esta época enche-me de uma energia positiva, que não é comum no resto do ano. Algumas pessoas podem achar isto estranho, muita gente já se esqueceu porque é que se celebra o natal, estão mais atarefadas a comprar prendas e a pensar no que é que vão receber. Prendas estas, que recentemente passam por livros que se preocupam a descrever a vida de Jesus (agora já não está tanto na moda mas ainda os vemos expostos nas livrarias). Eu acho interessante este tema, mas não percebo que haja tanta polémica á volta do assunto e que a igreja se chateie e que isso gere problemas. Será que Jesus teve uma mulher? Se calhar teve, isso não faz de mim menos cristão nem devia ofender ninguém. Alguém que pregava o amor é normal que o praticasse fora e dentro de casa. Jesus acima de tudo era um ser humano, com uma mensagem e um espírito que influenciou determinantemente a nossa cultura. Por isso o que eu sugiro neste natal é que sintamos toda esse espírito transmitido pelo Messias e que sigamos os seus ensinamentos, que estejamos de bem para com todos e que tenhamos todos um óptimo Natal.
Sunday, December 17, 2006
Time - Person of the year
Desde 1927 que a revista Time atribui, todos os anos o título person of the year á pessoa que tenha tido maior influência nos acontecimentos do ano precedente. Este ano és tu, sou eu, somos nós os membros da sociedade da informação. Segundo a revista Time, o ano de 2006 foi marcado por um sentido de comunidade e colaboração a uma escala nunca antes vista. Esta nova dinâmica que a sociedade mundial está a assumir não só muda o mundo, como muda a maneira como o mundo muda.
Vão a este link e leiam o texto relativo a este assunto
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1569514,00.html
Sunday, December 03, 2006
Gato Fedorento - Julgamento de Sadam Hussein
Aprendi há pouco tempo a pôr vídeos no blog e como a actualidade fez com que trouxesse o tema “ditadores” a este lugar, resolvi pôr esta parábola do gato fedorento, que para além de falar do tema referido, fala da justiça em Portugal, aparentemente a preferida por ditadores sanguinários, pedófilos e árbitros corruptos.
Aprendi há pouco tempo a pôr vídeos no blog e como a actualidade fez com que trouxesse o tema “ditadores” a este lugar, resolvi pôr esta parábola do gato fedorento, que para além de falar do tema referido, fala da justiça em Portugal, aparentemente a preferida por ditadores sanguinários, pedófilos e árbitros corruptos.
Pinochet extremamente untado (com todo o respeito)
A igreja católica atribuiu a extrema-unção a um chileno que sofreu á pouco tempo um enfarte agudo. Este senhor teve sorte de a igreja católica ser uma instituição muito caridosa e fazer o favor de dar esta ajuda a ir para o céu, ao responsável pela morte de 3197 pessoas e pelo desaparecimento de outras mil. Estive a investigar o significado de extrema-unção em alguns sites e podemos associar esta expressão com os seguintes conceitos: "fortalecimento para a alma"…" Sacramento que nos prepara para a morte"…" Jesus Cristo, o amigo dos doentes, vem-nos em auxílio e institui o Sacramento da Extrema-unção".." sacramento inventado para alívio espiritual e também corporal dos cristãos gravemente enfermos".
A questão que ponho é a seguinte, será que Pinochet deu a extrema-unção aos 3197 que morreram por sua responsabilidade? Será que Jesus Cristo não é amigo dessas vítimas da ditadura? Sinceramente acho que Jesus ama todos, os que não comem hóstias nem recebem extremas-unções e até os que não seguem a sua fé, mas aparentemente a igreja não partilha da mesma opinião que eu.