.comment-link {margin-left:.6em;}

Friday, October 20, 2006

 

Triangulo dourado revisitado (imagens urbanas)


Aqui temos dois exemplos de vendedores de rua, o vendedor que tem a sua banca e temos também o vendedor ambulante, que enfrenta corajosamente o arrojado transito indiano onde tudo é possível. Este é o tipo de comércio mais comum nesta zona da Índia, tornando-se por vezes complicado andar nas ruas de uma grande cidade. Mal um ser humano com um aspecto europeu põe um pé numa zona movimentada é atacado por dezenas de crianças e adultos, que quase nos obrigam a comprar os seus produtos. Talvez isso leve a que cada vez mais pessoas optem pelo turismo cobarde, tipo clube Med, em que se vai a um país exótico mas não se sai do hotel.

O comércio feito por estes dois amigos não é dirigido aos turistas, visto que só o viajante mais corajoso se atreve a comprar produtos alimentares na rua. É que apesar de certamente serem deliciosos os produtos vendidos por estes senhores, podem ser atentados aos nossos sensíveis estômagos europeus.
Esta fotografia leva-nos a questionar o conceito de normalidade. Dizer que isto não é normal é errado, para esta gente, tão normal como nós, é uma anormalidade que haja uma carrinha destas disponível e que certas pessoas (por exemplo os europeus) se recusem a fazer uma viagem nestas condições.
Há que ter a noção que estamos a falar de um país que tem o segundo maior numero de pessoas do mundo e em que chega a ser normal,por falta de transportes que providenciem toda a população, ver pessoas agarradas á parte de fora de uma carrinha em andamento na auto-estrada ou três pessoas numa mota.


Mundiano

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?