.comment-link {margin-left:.6em;}

Sunday, October 15, 2006

 

Realidade Indica


Muitas vezes quando oiço falar da Índia, oiço dizer: “Épá a índia é o sitio que sempre sonhei ir, não sei, aquela cultura, aquela liberdade de espírito e aquelas mentes abertas”. Acho que essas pessoas acreditam que vão chegar á Índia, passar por umas vacas sagradas, chegar ao sítio mais místico que encontrarem e um sadhu as vai convidar a meditar. Depois também oiço aquelas pessoas que dizem que adoraram a Índia, ou então as que detestaram. Estas, acho que na maior parte dos casos são as mesmas que referi primeiro. São as que criam a ilusão da Índia mágica, limpa, tolerante, mística. Não estão totalmente erradas, é um país com uma boa dose de magia e misticismo milenar, talvez por ser berço das primeiras religiões mundiais como é o caso do hinduísmo, mas não é um país open minded, nem tolerante, pelo contrário, os indianos vivem sobre uma série de regras a que obedecem convictamente. Os casamentos são quase sempre arranjados pelos pais, um filho que nasça antes do casamento dá direito ao extermínio da mãe, portanto o sexo antes do casamento, aos olhos da sociedade não existe, numa casa vivem todas as gerações de uma família, se assim não for é sinal que a família não é unida. Se uma mulher trabalhar também é sinal que a família está mal e o homem é um inútil, incapaz de providenciar a família. Onde podemos encontrar tolerância é na religião hindu em que todas as outras religiões são aceites como verdadeiras e em que os hindus têm uma relação saudável com os deuses, ao contrário dos católicos e islâmicos que têm uma relação de medo e respeito para com Deus. Acho que acima de tudo quem faz esta viagem tem que ter uma perspectiva realista, tem que ter a noção que vai para um país do terceiro mundo, que vai ver muita coisa bonita mas também vai ver pobreza, confusão e que vai ter muita gente em cima de si a tentar sacar dinheiro. Nesta sessão de fotos pretendo mostrar a realidade, seja feia ou bonita, espero que apreciem a visão que tive deste país que tem muito para ensinar.

Mundiano

Comments:
Então, pensar na Índia é um pouco como em tudo: se não criares espectativas, não terás desilusões.
 
bom apontamento, antónio! aí está um livro mais "bíblia" que a própria bíblia.. e não, não é um manual do sexo.
 
A India é open minded em muitos aspectos, como disse, na religião hinduista e também não podemos esquecer a grande influência que Gandi teve neste país. Secalhar no passado (no momento em que foi escrito o Kama Sutra)a India já foi mais open minded, mas entretanto a influência que sofreu, com invasões arabes e o colonialismo inglês podem ter sido causas que tornaram este país menos tolerante. O que acham?
 
Eu acho que se devia definir primeiro o que é ser open minded..
 
Tens razão Anonymous, a conceptualização é essencial quando se fala do que quer que seja, sendo por vezes o lapso o que gera as discussões em vez daquilo que os intervenientes pensam estar a discutir. Mas penso não ser este o caso, penso que todos os intervenientes desta discussão têm a conceptualização do conceito "open minded", mas para não haver confusões aqui vai a definição feita por mim que penso ser a que os intervenientes na discussão aceitam como correcta (talvez não).
Open minded, em português de mente aberta significa uma predisposição para o que é novo e diferente, sem qualquer tipo de preconceitos. significa aceitar, ser tolerante. (definição insuficiente e não totalmente fiável).
Se analisarmos a definição que acabei de fazer e se resolvermos ver se é aplicável ao povo inidano: Tolerançia e aceitação - sim na religião hindu onde todas as religiões sao aceites como verdadeiras/ não nas regras sociais, em que o sexo antes do casamento não é aceite, em que as mulheres não devem trabalhar.
O que é que acham?
Anonymous, acho que não te deves chamar mesmo Anonymous, pois não?
Gostava que te identificasses
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?