.comment-link {margin-left:.6em;}

Tuesday, October 10, 2006

 

Baha'i a religião unificadora


Estive na Índia á coisa de um mês e para além de ter descoberto uma cultura fantástica que há um tempo que vos ando para descrever, descobri uma religião de que ainda não tinha tomado conhecimento chamada Baha’i. Esta religião monoteísta segue os ensinamentos dos seguintes Avatares: Abraão, Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo e Maomé. É portanto uma religião que engloba elementos de várias religiões e rege-se por princípios que me parecem a mim muito acertados e úteis nesta eterna busca de paz, ora vejam:

-O abandono de todas as formas de preconceito.
-A plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.
-O reconhecimento da unidade e da relatividade da verdade religiosa.
-A eliminação dos extremos de pobreza e riqueza.
-A concretização de uma educação universal.
-A responsabilidade de cada indivíduo na pesquisa independente da verdade.
-O estabelecimento de uma federação mundial de nações.
-O reconhecimento de que a verdadeira religião está em harmonia com a razão e com a busca do conhecimento científico.

Eu não tenho religião porque através de uma análise histórica cheguei á conclusão que as religiões geram conflitos, basta ver as notícias para confirmar este facto. Tenho fé num Deus, que acredito ser o mesmo para todas as religiões, concordo com os ideais e explicações da realidade de pessoas como Jesus Cristo e Siddhartha (Buda) e os ensinamentos propostos pela religião Baha'i seriam os mesmos que ensinaria a um filho, por estas razões, o Baha’i fez me reconsiderar a adesão a uma religião.

Gostava que toda a gente tivesse noção da existência desta religião e que se apercebesse da estupidez que são os conflitos religiosos e como podem ser evitados de maneira tão simples. Para mais informações sobre a fé Baha’i consultem: http://www.bahai.org/



Aqui está uma fotografia que tirei de um templo Baha’i que visitei na Índia

Comments:
E eu aqui cheio de inveja por nunca ter visitado o Templo Baha'i da India! :-)
Na verdade, só conheço os templos de Chicago e o da Alemanha.
 
Não estamos a falar de uma religião. Aliás, Baha'i compreende a "não-existência" de religiões, mas sim de um amor uno. De uma energia comum. Em última instância, do mundo ideal. Qualquer um de nós pode largar tudo e aderir à comunidade. Todo o mundo deveria fazê-lo. Afinal, aquilo que sempre foi idílico para quase todos nós, existe. Sem segundas intenções. Só tenho dúvidas se alguns (muitos) aguentariam a mudança.
 
Rosas,
A religião baha'i é uma religião. Tem os seus próprios livros sagrados, leis, ensinamentos, calendário, administração, etc.

A religião baha'i considera que a revelação divina é progressiva; isto é, todas as religiões provêm de um único Deus e os Fundadores de cada religião apresentam ensinamentos adequados à época e necessidades dos povos a quem se dirigem.
 
Obrigado pelo esclarecimento, Marco! Tive, até agora, uma ideia meio distorcida da coisa, então... :)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?