.comment-link {margin-left:.6em;}

Monday, September 11, 2006

 

O Pico da beleza Lusitana (parte I)


Da última vez que estive no pico ficou-me a ideia de que esta ilha era árida, seca e pouco interessante, aparte das espectaculares baleias e golfinhos e do monumental Pico, nada mais me pareceu atraente. Esta ideia que me ficou, penso que se deveu ao meu estado de espírito na altura , não que estivesse deprimido ou assim, penso que era mais uma das minhas fases psicológicas em que tudo me parece desinteressante e a minha cabeça vagueia por lugares que preferia não conhecer. Desde que estou aqui desta vez, esta paisagem e esta gente tem-me encantado de uma maneira que não esperava e a aridez com que vinha a contar, não sei para onde fugiu, isto é verde, humidozinho e a temperatura, ao saber da nossa chegada parece que resolveu ser boa anfitriã. Pensava que vinha para as ilhas descansar, cheguei a temer a monotonia, mas a verdade é que desde que cá estou ainda não parei, tenho descansado a cabeça de todos os inconvenientes típicos da vida urbana, tenho me entregado ás maravilhas da ruralidade mas no fim do dia tenho o corpo todo partido. Este estado faz com que chegue á noite e descanse muito mais profundamente. Mas não estamos a falar de uma noite qualquer, aqui no pico, longe da civilização como é a casa onde estou, sente-se uma paz misteriosa e de certa maneira engraçada. Por não haver luz artificial a quilómetros de distância o céu é estrelado de uma maneira que, devido ao desenvolvimento urbano, muita gente nunca teve, nem irá ter o privilégio de ver. Outra coisa fascinante, também só perceptível á noite, é o barulho que fazem umas aves típicas desta ilha chamadas cagarros. Ao contrário da maioria dos sons emitidos por aves, o cantar do cagarro é muito expressivo, é quase como se fossem humanos a ter conversas, as mesmas entoações e intenções captáveis através de certos tons e volumes, mas nada é dito, o som em si faz lembrar os gritos de um bebé com estalinhos pelo meio.

Mundiano

A parte 2 sai amanhã e pretende-se que saia uma por dia. Espero que gostem

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?