.comment-link {margin-left:.6em;}

Sunday, October 09, 2005

 

actual realidade

Esta rubrica semanal (acho que é assim que se deve chamar) é suposta fazer uma análise crítica da semana por que se passou. Contudo a rubrica de hoje não vai ser uma análise tão detalhada como eu gostaria mas uma coisa mais abrangente.
Queria chamar a atenção para o nosso país, acho que não é novidade nenhuma que nos encontramos numa situação preocupante, não que me afecte a mim directamente mas afecta-nos a todos como unidade social e preocupa-me o rumo deste velho bote que é o nosso país.
Viemos de um regime provisório gerido por um ser que tem fama de fala-barato, playboy e carapau de corrida e passámos para um regime mais á esquerda, gerido por outro ser que não tem fama de fala-barato, nem de playboy, nem de carapau de corrida, acho até que tem fama do contrário. O povo português vê-se numa situação que o incomoda e acha que a solução é a situação oposta. Quando falo no povo falo em mim também, que posso ter cometido o mesmo possível erro que a maioria de nós. Acho que a situação em que nos encontramos agora devia nos ter ensinado que a solução não é o oposto do problema mas talvez o equilíbrio. (será que a situação é preocupante ou é a preparação para uma situação mais favorável?).
Hoje é dia de eleições autárquicas e podendo ser uma maneira de subirmos um pouco acima do nível de desgraça, parece antes que estamos a escorregar e a cair na desgraça. Porquê?...
Acabei de ver agora as sondagens do expresso e ao que parece todos os candidatos bandidos, menos Fátima Felgueiras, estão com pontos a seu favor, parece que o nosso botezinho que é Portugal está a ser atacado por piratas, parece que os crimes financeiros em Portugal dão direito á presidência da câmara de um conselho português.
Em relação a outros factos da actualidade a situação também não é a mais apreciada, Mais fogos e desta vez fora do verão. um estudo feito pelos U.S revela que Portugal foi o país que mais dinheiro gastou no combate ao fogo e que este ano foi gasto bem mais dinheiro que nos outros anos, greves continuam a acontecer. Há certos territórios que dão a ideia de estarem destinados a sofrer, em alguns situações insustentáveis. Um Sismo na Ásia fez 19.136 mortos no Paquistão e 583 na Índia, o Sismo terá feito 30 mil mortos só na Caxemira paquistanesa. Em Marrocos centenas de africanos tentam passar a fronteira da pobreza para o conforto económico, sonham e falam de um paraíso europeu que só conhecem através dos media e de contares. Não sabem que os espera a discriminação, a exploração, a criminalidade e o frio. Sacrificam-se na esperança de sair de Africa, O pai de um jovem do Mali mata-se para o filho passar para o outro lado, O jovem consegue, ao contrário de cerca de 500 indivíduos que ficam para trás a sofrer uma situação desumana. Apesar da vitória do jovem do Mali este confessou sentir-se perdido e sozinho no mundo.
As únicas notícias positivas que me lembro é que Portugal tem 3 vinhos na lista dos melhores vinhos do mundo e parece que as colheitas de vinho deste ano vão ser muito boas. É curioso que a únicas noticias positivas que me ocorreram estejam ligadas a um problema nacional que é o alcoolismo

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?