.comment-link {margin-left:.6em;}

Wednesday, March 30, 2005

 

Ti chico

Eu sou o Ti chico, assim me chamam por ter já uma certa idade e por me chamar Francisco. Vivo em duas terras diferentes, parte do ano em Sagres onde nasci e me tornei pescador e a outra parte do ano em caminha onde conheci o segundo amor da minha vida e me tornei pastor. Apaixonei-me pela primeira vez ainda era eu muito novo. Não posso dizer que tenha sido amor á primeira vista mas quando senti que já a conhecia e a toda a profundidade do seu ser, estava já apaixonado por ela. Tudo começara mais intensamente quando era muito pirralho e ia com minha mãe á praia da Baleeira ver meu pai largar para a pesca no alto mar. Passávamos lá muitas horas e eu como qualquer criança tinha que me entreter. Sempre fui muito curioso então andava pela praia a explorar, subia as dunas, brincava com a vegetação, com os bichinhos da praia, caranguejos, pulgas da areia e foi assim que me fui apercebendo de que estava apaixonado pela natureza.
Durante a minha juventude andei na escola e andei na catequese uns tempos pois minha mãe achava que eu ia fazer a 1ª comunhão. A verdade é que tudo o que aprendi nesses sítios pouco me serviu para compreender a vida e toda a sua complexidade ou a encará-la da melhor forma. Felizmente aprendi facilmente a absorver bem toda a informação vinda da natureza e a interpretar todos os seus sinais. Esta deu me aulas de filosofia através dos seus elementos que metaforizados explicam questões como a existência, o Porquê, a vida, a morte e a lei das coisas; aulas de sociologia através da observação de comunidades animais e até matemática através das estrelas. A primeira coisa de que me apercebi foi que o caminho mais puro é o mais certo (afinal é onde se mantêm a criação). Fui me então apercebendo da continuidade das coisas e de que o mundo é constituído por rodas e ciclos (o próprio mundo é redondo). Há o ciclo da vida em que nada nasce, nada morre tudo se transforma. isto é a lei física das coisas mas eu acredito que o físico seja uma representação do espírito. Acredito que o ser espiritual criador faça uma recriação da vida espiritual no seu todo e a transponha noutro registo na nossa vida física. Comecei a chegar a estas conclusões na adolescência quando comecei a trabalhar. Felizmente que sempre trabalhei com a natureza (Continuação para vir)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?